quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estruturalismo: Claude Lévi-Strauss

Falando de forma geral, as apostas da obra de Lévi-Strauss são altas. Elas constituem uma demonstração de que, quando todos os dados estão à mão, não há base sobre a qual se possa traçar uma hierarquia de sociedades - seja em termos de progresso científico ou de evolução cultural. Na verdade, toda sociedade ou cultura exibe característica que estão presentes em maior ou menor grau em outras sociedades ou em outras culturas. Lévi-Strauss argumenta assim porque está convencido de que a dimensão cultural (na qual a linguagem é predominante), e não a natureza - ou o "natural" - é constituinte do humano. Estruturas simbólicas de parentesco, linguagem e troca de bens compõem a chave para a compreensão da vida social, não da biologia. De fato, sistemas de parentesco mantêm a natureza em xeque, eles são um fenômeno cultural baseado na proibição do incesto e, como tal, não são um fenômeno natural. Eles viabilizam a passagem da natureza para a cultura, ou seja, para a esfera do verdadeiramente humano. 


Lechte, John"50 Pensadores Contemporâneos Essenciais:do Estruturalismo à Pós-modernidade", tradução de Fábio Fernandes,Editora Difel.,2002

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