De qualquer modo, Metz escolheu embasar sua construção mais rigorosa de uma sintaxe de cinema sobre o eixo sintagmático do significado. Essa construção que ele denomina la grande syntagmatique (a grande cadeia sintagmática, será por nós agora rapidamente resumida. A grande cadeia sintagmática é dividida em oito segmentos autônomos. Eles são:
1. Plano autônomo: não é um sintagma, mas um tipo sintagmático. É equivalente à exposição em isolamento de um único episódio da intriga. Inserções - por exemplo, uma "inserção não-diagética" (imagem fora da ação da história) - também podem ser equivalentes a um plano autônomo.
2. Sintagma paralelo: corresponde ao que é freqüentemente chamado de "seqüência de montagem paralela". Aqui, nenhuma relação precisa entre sintagma é evidente. Esse é um sintagma acronológico.
3. Sintagma acolado: sintagma de evocações. Por exemplo, Metz aponta para a forma como o erotismo é evocado em Une femme mariée, de Godard, mediante referências ao "significado global" do "amor moderno". Esse sintagma também é acronológico.
4. Sintagma descritivo: aqui a relação entre todos os elementos apresentados sucessivamente é de simultaneidade. Por exemplo, uma face, depois a pessoa a quem ela pertence, depois a sala ou escritório onde a pessoa esteja (Metz dá o exemplo de uma vista do campo, pedaço a pedaço). Um sintagma descritivo é cronológico.
5. Sintagma alternante: corresponde à "montagem alternativa", à "montagem paralela",etc. Por meio da alternância, a montagem apresenta diversas séries de eventos que são então compreendidos como de ocorrência simultânea.
6. Cena: a cena propriamente dita é equivalente ao fluxo contínuo de imagens em qualquer hiato diagético - uma das mais antigas construções cinemáticas.
7. Seqüência por episódio: a descontinuidade torna-se um princípio de construção. Um sintagma linear produz uma descontinuidade de fato. Metz chama isso de "a seqüência propriamente dita".
8 Seqüência comum: disposição de elipes em ordem dispersa exemplificada por momentos saltados considerados sem interesse . O ponto sobre qualquer seqüência é que ela é removida das "condições reais de percepção".
Lechte, John, "50 Pensadores Contemporâneos Essenciais:do Estruturalismo à Pós-modernidade", tradução de Fábio Fernandes,Editora Difel.,2002
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