quarta-feira, 30 de junho de 2010

Semiótica: Julia Kristeva

Em sua magnum opus, La révolution du language poétique, Kristeva não só mostra como a base poética da linguagem (seus sons  e ritmos, e múltiplas bases de enunciação) é explorada por escritores de vanguarda do século XIX, como Mallarmé e Lautréamont, mas também demonstra como a linguagem poética tem efeitos numa formação histórica e econômica específica, a saber: a França da Terceira República. Nessa obra, também, Kristeva dá continuidade ao desenvolvimento de sua teoria do sujeito como um sujeito em processo; mas agora ela citar explicitamente a teoria psicanalítica lacaniana. O semiótico, portanto, equaciona=se com o chora feminino, que é grosseiramente o lugar irrepresentável da mãe. É um tipo de origem, mas não uma origem nominável; pois isso o enquadraria no reino simbólico e nos daria uma falsa idéia dele. Como o feminino em geral, o chora está do lado da dimensão material e poética da linguagem.


Lechte, John"50 Pensadores Contemporâneos Essenciais:do Estruturalismo à Pós-modernidade", tradução de Fábio Fernandes,Editora Difel.,2002

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