Assim que para Jakobson, assim que paras muitos outros, a poética tende ao lado metafórico da aventura linguística, foi o padrão sonoro da poesia - e não o papel da metáfora como tal - inicialmente ilustrado nas diferenças entre os padrões sonoros da poesia tcheca e russa, que primeiro estimulou as pesquisas de Jakobson na área. Na verdade, a diferença entre as poesias tcheca e russa, ele descobriu, estava no ritmo. Foi a partir do estudo do ritmo poético que a "fonologia" de Jakobson se desenvolveu. Em particular, concentrando-se nos vínculos entre som e significado, Jakobson concluiu que som e sentido eram mediados pela diferença - que ele veio a chamar de "característica distintiva". Ou, melhor, como, na visão de Jakobson, a linguagem é basicamente um sistema de significados, a fala não é composta de sons, mas de fonemas, "um conjunto de propriedades sonoras concomitantes que são utilizadas em uma linguagem determinada para distinguir palavras de sentidos diferentes".
Lechte, John, "50 Pensadores Contemporâneos Essenciais:do Estruturalismo à Pós-modernidade", tradução de Fábio Fernandes,Editora Difel.,2002
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